terça-feira, 29 de abril de 2008

Rali TT Serras do Norte - Comentário e Classificação Final

Rali TT Serras do Norte em Lamas

Miguel Barbosa vitorioso



O Rali TT Serras do Norte teve um percurso com 296 km ao cronómetro, sendo composta por uma especial com 148 km, percorrida por duas vezes.No primeiro dia de prova foi disputada uma Super Especial, com uma extensão de 7,7 km, e que ditaria a ordem de partida para a etapa que se realizava no dia seguinte.Sábado dia 26 pelas 9H10, bem perto de Macedo de Cavaleiros, teve lugar o primeiro Sector Selectivo, enquanto o segundo está previsto iniciar-se a partir das 12H50, terminando este Rali TT pelas 15H45 no pódio instalado na Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros.
Foram escolhidas pistas com muito bom piso, (Lamas também foi contemplada - ver fotos da Cláidia Pinto) mas, claro está, que serão intercaladas com pequenas zonas com piso próprio para a prática de TT, estando o prazer de condução desde já garantido.
Três provas do Campeonato de Portugal de Todo-o-terreno disputadas e três vitórias da dupla da Vodafone Liberty Seguros Team, Miguel Barbosa/Miguel Ramalho. A dupla Tricampeã liderou o Rali TT Serras do Norte de fio a pavio, somando três vitórias consecutivas.
Tal como tinha perspectivado, Barbosa entrou no primeiro Sector Selectivo ao ataque, tendo chegado à assistência com 3m30s de vantagem para o segundo classificado: "Entrámos bem, sempre ao nosso ritmo.
Com a grande vantagem, a segunda passagem foi feita de forma mais cautelosa: "Depois da margem conseguida, decidimos impor um ritmo mais moderado, pois o percurso era muito sinuoso e exigente e não valia a pena correr riscos", disse o Tricampeão Nacional.
Na segunda posição ficou Filipe Campos, que disputou esta prova com um Proto D-Max, beneficiando do abandono de Pedro Grancha (triângulo da suspensão partido), logo no início do segundo sector - isto apesar da falta de potência de motor do seu carro.
A grande surpresa foi Miguel Farrajota, com o piloto de Loulé a alcançar o derradeiro lugar do pódio, o que constitui o seu melhor resultado de sempre no campeonato, numa prova em que, depois de abdicar da luta com Filipe Campos, completou toda a parte final sem direcção assistida.
Com uma prova de trás para a frente, depois do problema com o motor na Super Especial, Pedro Gameiro ainda alcançou o quarto lugar. José Dinis Lucas, melhor dos Mitsubishi, fez o quinto lugar, depois de uma prova onde sentiu problemas electrónicos pela manha. Ficou à frente de Paulo Graça, piloto que consegue finalmente um resultado digno de registo do potencial da sua máquina, Strakit.
Ao nível do Agrupamento T2 confirmou-se a supremacia de Pedro Silva Nunes, que controlou a vantagem alcançada pela manhã sobre Nelson Clemente. O piloto da Nissan Pathfinder chegou a temer pela desistência quando o seu carro começou a falhar por falta de gasolina, obrigando-o a cumprir os últimos quilómetros em ritmo de passeio.
No Agrupamento T8, e face ao abandono do então líder Fernando Rito devido a uma avaria no Toyota Land Cruiser, o triunfo viria a sorrir a Nuno Matos - actual campeão nacional desta categoria.

Classificação final:
1º Miguel Barbosa / Miguel Ramalho - Nissan Proto Dessoude - 4h41m57,0s
2º Filipe Campos / Jaime Batista - Proto D-Max - a 8m21,4s
3º Miguel Farrajota / Nelson Ramos - Toyota proto RAV4 - a 8m31,6s
4º Pedro Gameiro / Pedro Figueiredo - Nissan Navara - a 16m13,9s
5º José Dinis Lucas / Luís Tirano - Mitsubishi Pajero Di - a 26m46,1s
6º Paulo Graça / Frederico Nina - Strakit NR - a 26m46,1s
7º João Cruz / Nuno Silva - Hyundai Santa Fé - a 33m38,7s
8º Pedro Silva Nunes / Paulo Torres - Mitsubishi Pajero - a 34m27,4s(1º T2)
9º Bernardo M. da Maia / Bernardo Sottomayor - Nissan Pick Up - a 36m31,9s
10º Nelson Clemente / Pedro Tavares - Nissan Pathfinder - a 36m59,6s (2º T2)

Sem comentários: