quinta-feira, 27 de março de 2008

Usos e Costumes da Aldeia de Lamas

USOS E COSTUMES


“Era uso, na localidade, quando começavam as castanhas, dar umas pancadas no tronco de uma árvore ( mais propriamente um Olmo que ainda existe ) para dar conhecimento aos pastores que já não podiam andar debaixo dos castanheiros com os rebanhos.”
“Quinta e Sexta-Feira Santas não se tocava no sino e então usavam o toque duma matraca e andavam pelo povo para chamar a gente para rezar a Via-Sacra.”
“Nos funerais era uso os familiares do morto, darem de comer às pessoas que vinham de longe ao funeral.”
“Quinta-feira antes do Carnaval, é o dia das Comadres. Antigamente, nessedia, juntavam-se num forno e ai faziam uma merenda, jogavam, cantavam e divertiam-se em sã camaradagem.”
“O toque do sino tambem foi usado durante muito tempo para chamar as crianças à escola. Davam três badaladas e só depois de ouvirem o sino é que as crianças saiam de casa e iam para a escola.
Tambem houve tempos em que tocavam às almas, às 9 horas da noite. Quando se ouvia o sino em toque dolente, toda a gente em casa rezava pelas almas do purgatório.”
“Ao toque das Avé-Marias, toda as crianças que andassem ainda na rua a brincar ou a fazer qualquer coisa, tinham que ir para casa, pois se assim não acontecesse, já sabiam que eram castigadas, por isso tudo corria para casa. Toda a família estava em casa a essa hora.”
Recolha feita por Mário Morais
http://mariocd.com.sapo.pt/

Sem comentários: