quinta-feira, 27 de março de 2008

Origem histórica de Lamas

Lamas de Podence e a sua origem histórica.
Como quase sempre sucede com todas as localidades também Lamas tem a sua lenda de origem. Segundo consta e ao que parece, existiu em tempos um nobre fidalgo oriundo de França, chamado D. Pudence, que como tantos outros, no tempo das cruzadas, vagueou pelo Norte de Portugal. Gostando do local assoalheiro e das terras plenas e prometedoras à sua volta, - hoje pertencentes às freguesias de Lamas e Podence, - decidiu ficar por ai, rodeando-se de tudo o que precisava para poder fazer vida.Assim surgiram as terras de D. Pudence que, como é lógico, deram origem ao nome da vizinha freguesia de Podence.Dos muitos criados que teve destacou-se um que, pelos seus méritos, lealdade e bons serviços prestados, mereceu a confiança e simpatia do seu amo, que lhe ofertou, como prova de amizade e reconhecimento, uma parcela de terreno conhecida na altura por Lama de D. Pudence.Esta Lama era constituida por terras fundas, planas e lamacentas, onde havia grandes lameiros e corria água com abundância.Instalando-se ai, o criado e a sua família foram pouco a pouco aumentando os seus bens e as suas gentes, dando origem ao aglomerado Lamas de Pudence, que mais tarde e com o decorrer dos tempos, foi aumentando progressivamente, passando a denominar-se Lamas de Podence, o nome actual da localidade.É de salientar que o nome da localidade de Lamas de Podence não lhe advém da aldeia vizinha de Podence, mas que tanto como outra freguesia, tiveram a sua origem a partir do nome do nobre fidalgo Francês D. Pudence.Contudo os habitantes de Lamas sempre se debateram energicamente e têm vindo a impor-se para que a sua freguesia seja conhecida apenas por Lamas e não por Lamas de Podence, seu nome toponímico. Actualmente o nome da Aldeia é Lamas (ver diário da República).
Lamas pertenceu em tempos ao concelho dos Cortiços onde havia correios e estava instalada a sede do concelho.Só em 31 de Dezembro de 1853 passou a fazer parte do concelho de Macedo de Cavaleiros. Estava esta povoação ligada à comarca por caminhos tortuosos e estreitos, por onde passavam também as pessoas das aldeias da serra; ponto de passagem obrigatório, pois era o caminho mais curto e directo. Ainda se pode ver à entrada de Lamas, esse caminho antigo, que hoje tem o nome de canelha, com mais de 4 metros de profundidade devido ao desgaste pelo uso e à erosão provocada pelas águas das chuvas. Este trajecto era feito a pé, a cavalo, em carroças e carros de bois. Posteriormente a D. Pudence surgiu outro nobre cavaleiro que em acção de graças resolveu mandar construir num outeiro a Oeste da aldeia, uma ermida em honra de Santa Bárbara, advogada contra o mau tempo e trovoadas.Esta ermida, no tempo dos Marianos, foi transferida mais para o alto do monte, sendo financiada a sua construção, em cumprimento de uma promessa, por 4 marinheiros naufragados. A esta capela deram o nome de Nossa Senhora do Campo, protectora dos campos e lavradores.
Continua no entanto nesta capela, a imagem de Santa Bárbara com a qual o antigo ermitão pedia esmola pelas aldeias circunvizinhas e andava com ela à volta da capela tocando também o sino para afastar grandes trovoadas que ameaçavam a localidade.A poente da capela pode-se observar o Monte do Facho, assim chamado, por nele existir um facho enterrado, procurado por muitos e nunca ter sido encontrado.Além dos nobres fidalgos já referidos, outros beneméritos surgiram em Lamas, doando a todas as pessoas da localidade, uma boa parcela de terreno na Queitada, conhecida por Sortes. E porquê Sortes?...Porque na verdade esse terreno é dividido e sorteado de quatro em quatro anos por todos os casais existentes na aldeia. Qualquer pessoa que case ou vá residir para Lamas, pode ter certo, que nas próximas partilhas desses terrenos, terá lá a sua parcela, a sua pequena Sorte, que cultivará a seu gosto e belo prazer.
Recolha feita por Mário Morais
http://mariocd.com.sapo.pt/

Sem comentários: