quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Opinião - Falta de Árvores no Largo Principal

Este blogue, além de servir para divulgar o que de bom se faz na nossa aldeia, serve também para manifestar a nossa opinião sobre questões que nos podem suscitar algumas dúvidas, ou que na nossa perspectiva estejam erradas.
Era uma vez uma Tília…Penso que ficou mais que evidente que o nosso largo principal está muito despido e carece de sombras e espaços verdes. Aquando da renovação do largo principal e do adro da igreja, foram derrubadas árvores (Plátanos e Tílias) com dezenas de anos. Não sei que arquitecto paisagístico projectou semelhante obra, mas parece-me evidente que cometeu um grande atentado ambiental. Será que foi por lapso, ou será que foi por inexperiência? Toda a gente sabe que árvores de grande porte trazem problemas no seu crescimento, derrubando paredes e muros, mas
A nossa única Acácia
podia ter-se aproveitado essas árvores e transplantá-las para outro lado, ganhando desta forma sombras e espaços verdes, podendo assim contrastar com o tom cinzento que a aldeia tem neste momento. Que saudades das nossas sombras junto ao adro da igreja! Vá lá que ainda deixaram a velha Acácia (que jeito deu e dá nos dias quentes de Verão – ver foto), sendo neste momento a única que permite aos mais idosos as suas tertúlias nas tardes e noites quentes de Verão.

Penso que é urgente a plantação de árvores em locais específicos, embelezando desta forma a principal rua e largo da aldeia. Acho que grande parte dos lamacenses é da mesma opinião. Por isso mãos a obra.

Sem comentários: