sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Luta de Touros e "Jogo da Cagadela"

Pela primeira vez integrada nas comemorações em honra de Nossa Senhora da Assunção, realizou-se no dia 3 de Agosto uma espectacular luta de touros, presenciada por mais de meio milhar de pessoas. Foram duas horas de pura expectativa, onde 6 bravos touros, não querendo desfraldar os seus donos, lutavam sem dó nem piedade pela vitória, (ver fotos) tendo como cenário o campo de futebol do Centro Cultural e Recreativo de Lamas. Entre vencedores e vencidos o mais importante foi a convivência entre os nativos e os forasteiros que compareceram em massa na nossa aldeia. Não consigo dizer quais foram os touros vencedores, porque até ao momento essa informação não me foi transmitida.
De seguida, realizou-se um dos momentos mais aguardados do dia, o jogo da “cagadela”. O novilho foi encaminhado para o local previamente marcado e dividido em mais ou menos 700 quadrados, aguardando-se a qualquer momento que fizesse as suas necessidades. O momento foi de grande tensão parecendo que o novilho não estava pelos ajustes, não demonstrando grande vontade de …, mas ao fim de uns longos e perturbantes 25 minutos, o novilho fez a vontade ao povo e lá fez a sua grande “cagadela” num quadrado que pertencia a um habitante de lamas. (ver fotos)
Parabéns ao vencedor!
Penso que esta iniciativa deve ser para continuar, visto que teve uma recepção excelente por parte dos lamacenses e dos forasteiros, tendo-se inclusive esgotado todos os bilhetes disponíveis.


Saudações Lamacenses.

Sem comentários: