quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Festa em Honra de Nossa Senhora da Assunção
Lamas - Agosto de 2008

Pronto, chegou ao fim mais uma festa em Honra de Nossa Senhora da Assunção em Lamas.
Começo já por dizer que na minha modesta opinião, esta foi provavelmente a melhor e mais bem organizada festa a que eu assisti (já lá vão 33), fruto de muito trabalho e organização por parte da comissão de festas (o agradecimento fica para mais tarde.)
A aldeia engalanou-se e todas as suas gentes se vestiram a rigor, contagiadas pelo espírito empreendedor da comissão de festas e por isso nada foi deixado ao acaso.
As ruas estavam limpas e asseadas, fitas e “fostão” ligavam as casas umas às outras, dando um toque de amizade e beleza. O largo principal estava fantástico e acolhedor, perspectivando um convívio como há muito não se via.
Às nove horas em ponto, a Banda 25 de Março começou a percorrer as ruas da aldeia, fazendo jus a tradição de serem os primeiros a fazer a alvorada. Às onze e meia teve início a Eucaristia Dominical presidida pelo Senhor Padre José António Machado, seguida de uma majestosa procissão que percorreu as principais ruas da aldeia, com muita fé e devoção. (ver vídeo)
Depois de um merecido e abundante repasto teve lugar uma das principais atracções da festa, a luta de Touros. Perante mais de meio milhar de pessoas, mais de meia dúzia de bravos touros puseram os espectadores em delírio. As fotos destas lutas ficam para mais tarde. Ao fim da tarde, nada melhor do que ver o “jogo da cagadela”. O nome parece estranho mas é mesmo assim. Estava em jogo um novilho de pouco mais de 100 kg, que iria ter um novo dono dali a pouco tempo. Depois de algum tempo de espera (+/- 25 minutos) o novilho lá fez as suas necessidades num quadrado numerado e adquirido por um habitante de Lamas. Parabéns ao vencedor.
Finalmente, por volta das 22 horas a Banda 25 de Março deu um concerto memorável, tocando grandes músicas do seu vasto e magnífico reportório. O vídeo fica para mais tarde. Por volta das 23 e 30 teve início a actuação do grupo “Arcádia” de Lamego animando toda a malta até às 4 da manhã. Foi farra total.
Para segunda-feira, ficou o jogo de futebol que opôs casados contra solteiros. A reportagem e as fotos ficam para mais tarde. De seguida decorreu o convívio entre todos, onde se comeu carne assada na brasa acompanhada de muita cerveja. Para finalizar, entrou em cena o grupo “Ritmo Jovem” que animou nativos e forasteiros até às 3 da manhã.
Este agradecimento é em nome de todos os habitantes de Lamas. Obrigado Leonel, Miguel, José Adriano, Altino, Leonardo, Chico, Fred e Armando pelo vosso trabalho e dedicação.
Não foi nada fácil trabalhar sobre um sol escaldante e um calor insuportável, mas a vontade e o amor a uma causa que é de todos é muito grande, e assim as tradições jamais morrerão. De certeza que para o ano ainda será maior e melhor, pois com esta malta, desde que haja saúde o céu é limite. Um bem-haja!


Saudações lamacenses.

Sem comentários: