quinta-feira, 31 de março de 2011

Homenagem - 25 anos de actividade musical

No passado dia 25 não se comemorou apenas o 100º aniversário da Banda 25 de Março. Depois da inauguração da placa comemorativa do centenário e dos discuros de ocasião, proferidos pelas autoridades competentes, a direcção da Banda decidiu surpreender dois dos elementos mais antigos (não em idade) mas em anos dedicados a esta causa. Estamos a falar das bodas de prata (25 anos de ligação ininterrutpta a esta Banda).

Os elementos a que me refiro são o José Adriano Barroso e Manuel Augusto Pires que desde o ano de 1986 se dedicam de corpo e alma à causa musical. Muitos foram os mestres, direcções e elementos que entraram e sairam ao longo deste período, mas estes resistiram e mantiveram-se com o mesmo empenho e dedicação desde o primeiro dia. Também fui colega deles durante nove anos e por isso sei do que estou a falar. Eles devem muito à Banda, mas sem dúvida que a Banda também lhes deve muito a eles.
Muitas foram as ruadas, as procissões, os arraiais, debaixo de um sol escaldante ou chuva torrencial. Muitos foram os patrões e as aldeias que percorreram, muitos
quliómetros a dar ao pé e a soprar no instrumento, enfim dias felizes e dias mais tristes. A comoção foi evidente em todos os rostos que estavam presentes naquela manhã de Sábado, mas era também evidente a alegria e a esperança de que outros 25 anos estarão a caminho. Da minha parte sinto-me lisongeado por ter sido colega destes dois combatentes musicais, desejando que continuem a ter saúde para continuar a fazer aquilo que fazem tão bem. Bem hajam e continuem com essa atitude, de garra, afinco, empenho e dedicação.

Sem comentários: