terça-feira, 17 de novembro de 2009

VII Feira da Castanha e dos Produtos da Terra 2009

Realizou-se no passado dia 14 e 15 de Novembro a VII Feira da Castanha e outros produtos da Terra na nossa aldeia. Apesar de ser a sétima edição do certame, Lamas acolheu-a pela primeira vez e engalanou-se para a realizar da melhor maneira, visto que é uma forma de promover a aldeia e um dos seus produtos mais valiosos, já designado por ouro de Trás-os-Montes. São Pedro não quis ajudar e o fim de semana foi muito chuvoso principalmente no domingo. Mas como sempre, o povo de Lamas resistiu a tudo e a todos e levou a cabo esta missão da melhor forma.
No sábado às 16:00, ao som dos Bombos de Ala, foi inaugurada a feira da castanha que contou com a presença do Presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, Engenheiro Beraldino Pinto e do Senhor Governador Civil, Professor Victor Alves. Os discursos de circustância estiveram de acordo com a iniciativa, mas não posso deixar de realçar a forma entusiasta e contaminante com que o Engenheiro Beraldino Pinto aplicou no momento do seu discurso, sinceramente está de parabéns. Em sentido oposto temos o discurso de Senhor Governador Civil de Bragança que revelou fraca astúcia para o discurso e que, na minha opinião, não tem o dom da palavra, parecendo que estava a fazer um frete...
Depois da abertura foi uma correria louca para ver as várias barracas, muito bem decoradas e apetrechadas, sedentas para receber os forasteiros com euros no bolso....
À noite foi a vez da Banda 25 de Março entrar em cena, neste caso na tenda, para a realização de um brilhante concerto que encheu de orgulho todos os presentes.
O domingo acordou muito frio e chuvoso, e os visitantes tardavam em aparecer para desespero dos expositores que viam os seus produtos permanecerem na barraca. Com o avançar do dia, os forasteiros foram aparecendo trazendo vida e alegria à tenda da feira. Finalmente via mais sorrisos no rosto dos expositores e muitos dos produtos da terra começaram a ser escoados, tais como as alheiras, linguiças, mel, geropiga, castanhas, nozes, figos secos, pão caseiro, folar, etc...
Para compor este quadro magnífico, nada melhor que uma actuação do Rancho Folclórico de Macedo de Cavaleiros que com as suas cantorias e danças tradicionais alegrou o coração de todos os presentes, que o diga o meu pai que após muitos anos de ausência teve o privilégio de actuar mais uma vez junto daqueles que outrora foram seus companheiros.
Para encerrar o certame, a Junta de Freguesia de Lamas ofereceu um lanche a todos os presentes, culminando com a realização de um magusto comunitário.
Penso que foram dois dias de muito convívio, divulgação e aprendizagem e espero sinceramente que acções deste tipo se voltem a realizar o mais breve possível na nossa aldeia. Desde já endereço os meus parabéns à Junta de Freguesia de Lamas e a todos os que de forma directa ou indirecta contribuíram para a sua realização. É também com enorme carinho que partilho com os lamacenses de todo o mundo este fim de semana diferente na nossa aldeia, porque sei que lá no fundo todos eles gostariam também de participar e conviver com todos os seus amigos. Ficam as fotos já que como dizia o poeta, vale mais uma imagem do que mil palavras.

Saudações lamacences.

Sem comentários: