quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

A nossa Escola Primária

Recordações da nossa Escola

Para quem nasceu nos anos sessenta, setenta e oitenta a escola primária representa muito mais do que um simples edíficio onde se aprendia apenas a ler e a escrever. Para nós lamacenses, a nossa escola ficará para sempre na nossa memória devido às diversas peripécias que ali se passavam diariamente.


As nossas professoras, Dona Assunção e Dona Helena, eram as pessoas mais respeitadas da aldeia, logo a seguir ao Senhor Padre Quina. As suas afirmações e as suas vontades eram autênticas ordens que nenhum de nós se atrevia a desafiar, sob pena de ficar sem intervalo, ou então com as mãos bem quentes, depois de levar dez, quinze, vinte eu sei lá... reguadas ( era de madeira, espalmada e estava cheia de caruncho). Digam o que disserem e pode vir ter comigo o mais pintado argumentar o contrário, que eu demonstro-lhe sem qualquer dificuldade que, naquele tempo, os bons resultados conseguidos pelos alunos, tinham sempre a sua origem num clima de terror e medo incutido pelos professores! Quem não aprendia a bem, aprendia à bruta! A régua, como uma verdadeira mestra, impunha a ordem! O professor até podia ser um qualquer! A régua era quem verdadeiramente mandava! A confirmar esta triste verdade foi o meu castigo, aplicado sem dó, sem piedade! Dez reguadas! Tantas, quantos os erros! Cinco em cada mão, bem repuxadas! Ainda me lembro como se fosse hoje. Não sendo velho, ainda sou do tempo em que os professores castigavam os alunos com reguadas e por vezes davam uns retoques no cabelo com aquela vara de marmeleiro. Os pais não se queixavam e até agradeciam as lições de autoridade que os eles iam dando na sua ausência. Naquele tempo, os alunos respeitavam tanto os professores como os seus próprios pais e a educação era levada a sério por todos. Foi neste clima de alegria, rigidez, trabalho e exigência que crescemos e aprendemos e é por isso que damos muito valor à nossa escola primária. Vale a pena ver algumas fotos de um dos locais mais emblemáticos na nossa aldeia. Depois de ver as fotos e ler o texto, a nostalgia apodera-se de nós.


Saudações lamacenses.

3 comentários:

Anónimo disse...

Atravez dessas fotos da nossa escola ainda posso ouvir sorriso, gargalhadas, lagrimas de criancas e muito triste uma escola sem criancas certos vizinhos sentem-se muito sos.

Anónimo disse...

Que saudades desta escola!!!
Bons velhos tempos...

ANTONIO LOPES disse...

Caros (as) amigos (as);

PROPOSTAS DE ESPECTÁCULOS:


LUCAS & MATHEUS (dupla brasileira)
18 anos de carreira em Portugal. Brevemente no mercado o 18º cd (editora Espacial).
Espectáculos em playback (com ou sem bailarinas) ou com banda (12 pessoas em palco, 8 músicos, 2 bailarinas e a dupla).
Romantismo quanto baste, mas fundamentalmente a animação com as canções mais ritmadas.
Os concertos são simplesmente fabulosos.
Site:
www.lucasematheus.com


LÉO & LEANDRO (dupla brasileira)
3 anos de carreira em Portugal. Brevemente no mercado o 3º cd (editora Espacial).
Espectáculo em playback (com ou sem bailarinas) ou com banda (10 pessoas em palco, 6 músicos, 2 bailarinas e a dupla).
Romantismo quanto baste, mas fundamentalmente a animação com as canções mais ritmadas.
Os concertos são surpreendentes.
Site: www.leoeleandro.com.pt


BANDA CORAÇÃO SERTANEJO
Um grande projecto. Sairá brevemente o seu 1º cd editado em Portugal pela editora Espacial. Na linha das bandas brasileiras Calcinha Preta e Calypso, pretende ir de encontro ás pretensões do nosso mercado. Animação total, com repertório próprio e também interpretando os grandes sucessos da música do Brasil. O cd será composto por 12 canções inéditas abarcando diversos estilos, tais como: FORRÓ, CARIMBÓ, CALYPSO, BAIÃO, SERTANEJO, etc.
A banda será composta por 6 músicos, um casal de bailarinos (trajados a preceito), um vocalista e uma vocalista. Um concerto imperdível.
Site: brevemente

AGRUPAMENTO MUSICAL IVASON
Formado há 10 anos, com 9 cd´s editados lançarão brevemente o 10º através da editora Espacial, composto por 12 canções inéditas.
A música de baile no seu estado mais puro, 100% portuguesa. Na melhor tradição do bailarico de aldeia, são 3 horas consecutivas de temas só para dançar sem parar.
Esta banda é das mais solicitada para actuações em festas populares, o que atesta de facto a sua qualidade e prestígio.
Site:
www.ivason.com

Nota: Aguardo o vosso contacto para mais informações.

ANTÓNIO LOPES (913729192/960195669/email:
antonio.alproducoes@gmail.com)
--