segunda-feira, 6 de abril de 2009

Peregrinação em Honra de Nossa Senhora do Campo 2009

Finalizou-se no passado dia 29 de Março a peregrinação em honra de Nossa Senhora do Campo 2009.
No dia 20 de Março, dezenas de peregrinos deslocaram-se ao santuário com o objectivo de trazer em procissão o Divino Senhor para a igreja matriz, para que nos nove dias seguintes se pudesse realizar a habitual novena. Foram nove dias de oração que culminou com a celebração da Eucaristia no dia 28 de Março.
O dia principal da celebração acordou muito frio (5ºC) e previa-se chuva, sendo que no dia anterior, Lamas foi palco de uma queda de neve tardia, mas neste caso pouco significativa. Os romeiros foram chegando em grande número, tendo a procissão partido da igreja matriz, por volta das onze horas, acompanhada pela Banda 25 de Março. No cimo do monte estava o andor da Senhora do Campo, que aguardava solenemente o encontro com o seu divino filho. A acompanhar esta procissão estava o Banda de Carviçais. Por volta do meio-dia, deu-se o momento alto desta peregrinação, o encontro da Senhora do Campo com o seu Divino Filho. Foram momentos de oração e fé ao som das palavras amigas e sabedoras do Senhor Padre José António. Logo depois, iniciou-se a celebração da Eucaristia que culminou com a procissão em volta do Santuário, finalizando com o momento do adeus a Nossa Senhora do Campo.
O tempo passava e a barriga começava a dar horas, pelo que nada melhor do que começar a degustar o farnel cheio de iguarias e de bom vinho. No fim desta tarde, tão fértil em amizades, encontros e confraternizações, teve início o concerto das bandas 25 de Março e Carviçais, que através do seu excelente reportório animaram e prenderam até à noitinha grande parte dos romeiros.
Foi uma peregrinação em grande, Nossa Senhora do Campo agradece e espera que no próximo ano seja ainda melhor.
Saudações lamacenses.

Sem comentários: